NOTICIAS HISTÓRIA GALERIA LIVRO DE VISITAS REGULAMENTOS

Regulamentos
Heráldica

Pessoas Ilustres

Isabel Silvestre (Manhouce, São Pedro do Sul), é uma cantora portuguesa.

Professora do Ensino Primário, fundou em 1978 o Grupo Cantares e Trajes de Manhouce. Seria, contudo, em 1992, através da sua participação na música dos GNR, Pronúncia do Norte, que se daria a conhecer ao grande público.

Ao lado de nomes como Sérgio Godinho, Mão Morta, Madredeus, Delfins participou no disco de homenagem a António Variações.

O seu primeiro álbum a solo foi produzido por João Gil e composto de várias canções populares, cujas raízes remontam aos locais onde cresceu. As sua músicas são pautadas da mesma simplicidade, naturalidade e força expressiva, sugerida pela cantora. O guitarrista Mário Delgado, que co-produziu este disco, teve na realização do disco uma influência notável.

O trabalho de Isabel Silvestre parte da ideia de registar o canto de Manhouce e das terras da sua infância. Em Eu, na faixa Senhora da Saúde, a participação de Rão Kyao, dá voz a uma nova aposta no retrato para as gerações futuras da herança tradicional da região viseense.

Com Pedro Barroso e Vitorino, colaborou na campanha da Fenprof para colocar novamente a funcionar o sistema educativo timorense. No disco Uma Escola Para Timor, de 2000, são interpretadas canções do professor e músico Rui Moura.

Participou ainda no CD Bom Jesus - Alegria dos Homens, produzido na Ilha da Madeira, com música popular religiosa.

Em 10 de Junho de 2005 foi agraciada com a Ordem do Infante. Em 2006 lançou o álbum Cantar Além.

Com a Banda Futrica participou numa versão de Menino do Bairro Negro, incluída no disco Com Zeca No Coração, de 2007.

Discografia:

1996 - A portuguesa (EMI)
2000 - Eu (EMI)
2006 - Cantar Além (Açor)

Colaborações

- GNR (1992) - Pronuncia do Norte
- José Barros & Navegante (1999) - Silvaninha
- Uma Escola Para Timor (2000) -
- Bom Jesus - Alegria dos Homens
- Banda Futrica (2007) - Menino do Bairro Negro

- Memórias de um Povo
- Cancioneiro Popular de Manhouce
- Doçuras

Mestre Silva (Manhouce, São Pedro do Sul).

António Silva é figura marcante do Grupo Etnográfico Cantares de Manhouce.
Falecido aos 88 anos, natural desta freguesia, foi um dos fundadores do grupo de cantares em 1978, que apesar de ser um projecto colectivo, teve sempre uma liderança assumida pelo “Mestre Silva” – juntamente com a cantora, Isabel Silvestre – ensaiador, tocador e solista, tendo sido considerado um músico de “elevada craveira”.

O mestre, entre inúmeras participações, colaborou com Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça nas recolhas para o livro “Cancioneiro Popular Português”
e idealizou com o dramaturgo, Jaime Gralheiro, o espectáculo “O Canto da Terra”, considerado pela crítica um espectáculo memorável.